domingo, 22 de agosto de 2010

Sala de Musculação

Sala de Musculação: ambiente agradável e treinamento saudável

Na maioria das vezes o aluno que busca um personal em sua maior parte busca uma aceitação social. Ou seja na academia o aluno quer com seu treinamento, fazer mais amigos, ter o melhor professor, entre outros. O professor sem duvida deve busca a integração do aluno com o ambiente que faz com que ele valorize o serviço prestado.

Quando o professor entende o aluno e desenvolve um planejamento adequado para atingir a eficiência de um bom treinamento, o aluno tem que entender as necessidades de seu treinamento mas sem duvida a maior preocupação do aluno é ser aceito socialmente. O professor ou treinador deve sempre se lembrar disso para desenvolver um bom trabalho.

Faça o cliente acostumar com o ambiente de trabalho

Entende que muitas clientes se sentirão tão desambientadas com o local, quanto se estivessem numa escola só para homens. Imagine uma mulher sedentária, de meia-idade, cujos olhos ficaram tão grandes quanto um pires ao observar um jovem tatuado se esforçando violentamente e lutando com um peso de 50 kg para terminar a última repetição, comum grito triunfante, deixando os halteres caírem no chão. Tentando esconder o sentimento de estar em uma situação assustadora, a cliente se encolherá. Se você se pusesse no lugar dela, você vai entender a necessidade da ambientação do aluno.

Tenha empatia por sua aluna e tente fazer com que ela se sinta em casa, estando na academia. Apresente-a aos alunos da mesma categoria que você conhece e explique que esses sujeitos, assustadores na aparência e no ruído, são realmente inofensivos.

Há um ditado que diz: "Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado". Neste caso o aluno não quer ser tratado como o professor, pois este oferece como produto seu serviço, e o aluno quer ser tratado não como um produto e sim como ser humano, respeitado, admirado e aceito socialmente no grupo.

Atenção em seu próprio negócio. Em direito, há um termo chamado de invasão de privacidade, definido como alguém que se intromete em uma situação sem ser convidado. Basta dizer que quase ninguém aprecia conselho não solicitado, não importa quão bom seja. Aja “naturalmente”: caminhe mordendo seus lábios, mas não diga nada. Ou seja não interfira no treino de outros alunos muito pelo contrario procure sempre falar de assuntos que rodeiam na mídia fora do treinamento com os alunos e assim valorizará seu serviço pois ele quer um amigo não uma pessoa para mandar nele.

Conclusão

O aluno quer ser aceito bem tratado e deve ser tratado com agrados para seu ego, pois como relatamos o importante é ser aceito socialmente. Porém cuidado não seja artificial pois tornando-se falso ninguém vai querer você como professor, mesmo sabendo tudo sobre condicionamento físico.

Por falar nisso também importante o professor expor sutilmente o seu valor profissional relatado a baixo, porém sem falar muito sobre eles diretamente e sim com exemplos de outros alunos bem sucedidos em seu treinamento.

O que é ter um eficiente treinamento de condicionamento físico?

- Fortalecer todos os principais grupos musculares.
- Aumentar e manter a flexibilidade.
- Evitar lesões.
- Manter-se persistente.
- Desenvolver uma forte sensação de auto-eficácia.
- Desenvolver a consciência corporal.
- Alcançar e manter a postura funcional.
- Modificar o estilo de vida do cliente com a inclusão sadia e atividades físicas diárias.
- Melhorar ou manter a saúde.

Tenha em mente seu conhecimento profissional sempre, mas lembre-se o sucesso do professor está na empatia com o aluno e o domínio do ambiente de trabalho. Seja a pessoa mais sociável na sala de musculação, faça com que seu aluno seja muito bem tratado neste ambiente e boa sorte.