domingo, 22 de agosto de 2010

Aquecimento


Aquecimento

O aquecimento é um tema muito discutido e por que não polêmico.

Em qualquer atividade física, feita para qualidade de vida, desempenho esportivo ou tarefa física o aquecimento é a preparação do corpo. Ativar a circulação, sistemas metabólicos e preparar a articulação para atividade física, seja ela para o lazer ou para uma atividade esportiva (competição) é essencial para o melhor desempenho e o caminho para atingir o resultado desejado.

O aquecimento geral trabalha o corpo como um todo, envolvendo grandes grupos musculares. O seu objetivo é aquecer o corpo para qualquer atividade: por exemplo, uma caminha ou corrida na esteira.

Já no aquecimento específico utiliza-se de movimentos próprios para uma determinada atividade física, e nele deve-se trabalhar exatamente os músculos que serão usados durante o treino. Exemplo: num treino de musculação e num exercício para perna (alongamento de membro inferior ou um agachamento sem carga ou carga bem leve - 60 % da força).

O aquecimento é uma transformação natural do corpo do repouso para uma atividade principal. Com relação ao desempenho esportivo é entendido que o aquecimento pode prevenir possíveis lesões, mas, além disso, ele traz inúmeras vantagens:

1. Retardar o cansaço no exercício aeróbico por ativar o sistema metabólico.

2. Ativar as reservas energéticas para o estimulo físico a ser exigido pela atividade.

3. Preparar as funções orgânicas para as necessidades que a atividade vai exigir fisicamente.

4. Prepara os estímulos neuromusculares para atividade a ser executada.


O aquecimento tem como objetivos principais:

- O aumento da secreção de catecolaminas – adrenalina e noradrenalina, que são hormônios produzidos pela medula renal.

- Aumento da freqüência cardíaca.

- Aumento da pressão arterial.

- Conseqüentemente, aumento do fluxo sangüíneo.

Preparação músculo - articular visando:

- Elevação da capacidade das articulações suportarem cargas.

- Maior e melhor abastecimento de oxigênio e substratos.

- Otimização dos processos neuromusculares.

Preparação psicológica objetivando:

- Melhora da disposição psíquica à performance, aumento do estado de vigília, proporcionando maior assimilação de processos cognitivos (citado por Costa, 1996).

- Os estados de superexcitação e inibição são positivamente influenciados por um aquecimento correto e intensivo (Weineck, 1991).

Cientificamente não existe um melhor tipo de aquecimento antecedendo a atividade física. Com isso fica a critério dos profissionais envolvidos na atividade a escolha do aquecimento para uma maior eficiência no rendimento da atividade. Mas seja como for, o corpo aquecido estará sempre mais preparado a executar movimentos e com isso, é fundamental conscientizar o aluno da importância da prática do aquecimento prévio, principalmente como mecanismo preventivo de lesões músculo-articulares.