sábado, 29 de novembro de 2008


Ética profissional em Educação Física



A educação física e seus profissionais envolvidos, seja em escolas ou em academias, está tomando um rumo de suma importância. Sabemos a grande importância de se praticar atividade física, e com isso a procura por tal profissional cresce a cada dia. Mas infelizmente esse profissional está pouco qualificado para receber tão grande atenção e importância.Vemos em academias, instrutores ou chamados de professores que nunca pisaram numa universidade, estão lá para baratear custos ao dono.Temos o chamado Conselho regional de educação física que diz que fiscaliza isso, mas tudo bla bla bla... Pra ser um, digamos associado ao conselho você deve pagar uma quantia anual e lá se importa se você exerce de forma correta ou não, o importante é pagar, sendo assim, que respeito esse conselho merece?A educação física era pra ser tratada da mesma forma da medicina, determinada por tal importância no cenário mundial, no cenário do mundo da saúde e fitness.O que sempre digo é que cabe a você, consumidor, a se tornar esperto, procure bons profissionais, veja suas experiências, reputação,exija a sua carteira profissional. Aconselho sempre analisar muito bem a academia antes de entrar porque se logo de cara você é mal aconselhado, depois pra perder esse costume demora... Cuidado, com a sua saúde não se brinca...

Faseolamina - sua mais nova aliada no emagrecimento

Desde que a obesidade se tornou uma epidemia no mundo moderno, vários produtos surgiram no mercado prometendo um emagrecimento instantâneo, assim como não faltaram dietas milagrosas e dicas de todos os tipos. Mas a verdade absoluta sobre a perda de peso ainda reside na dieta alimentar e no gasto de energia. Todo mundo sabe que carboidrato fornece energia, tem que estar na alimentação, mas engorda. Ninguém consegue manter o pique se não comer carboidratos. Pensando nisso, cientistas de todo o mundo começaram a investigar a faseolamina, uma substância extraída a partir do Feijão Branco.Mecanismo de ação A Faseolamina tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana que é responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sangüínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante. FDA aprova suplementos de Faseolamina nos Estados Unidos desde 1980 Nos Estados Unidos o suplemento de faseolamina já é comercializado desde os anos 80 como um suplemento bloqueador dos carboidratos (amidos), utilizado no controle da obesidade e diabetes. No Brasil, produtos à base de faseolamina começam a ser lançados, com características similares ao produto importado. Os resultados do consumo de faseolamina podem ser comprovados após 8 semanas de consumo, em média, e mostram uma perda de peso significativa (Ballerini 2001, Udani 2003) com diminuição da circunferência abdominal e controle da glicemia (Vinson 2001, Vinson 2002, Vinson 2003).A matéria -prima
A faseolamina é obtida através dos feijões inteiros num processo de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo, para depois ser re-filtrado, pasteurizado e seco. Esse processo garante um produto final estável que não se altera na presença dos ácidos digestivos, e nem sob altas temperaturas, o que lhe garante uma ação contínua logo após a sua ingestão (J. JOHN MARSHALL E CARMEN M. LAUDA, 1975).
Aplicação
Com o crescimento da obesidade no Brasil é de fundamental importância a busca de soluções que colaborem no tratamento dessa epidemia e mantenha a população dentro dos padrões normais de saúde. Não podemos ficar à margem do que já se aplica nessa área em todo o mundo. Muitas empresas já produzem suplementos à base de faseolamina como indicação para o controle de peso. São inegáveis os benefícios que esta substância proporciona, pois permite uma dieta com a ingestão de carboidratos, sem que estes sejam os responsáveis pelo ganho de peso. Foi publicado recentemente em uma revista de grande circulação no Brasil (Boa Forma) uma matéria mostrando a Faseolamina como uma das últimas descobertas na área da nutrição para perder definitivamente a barriga.
Denise Costa - Nutricionista
Bibliografia
Marshall JJ, Lauda CM. Purification and properties of phaseolamin, an inhibitor of alpha-amylase, from the kidney bean, Phaeolus vulgaris. J Biol Chem. 1975;250:8030-8037.
Marshall JJ. Alpha-amylase inhibitors from plants. Am Chem Soc Symp Ser. 1975;15:244-266.
Federal Trade Commission, Food and Drug Administration, National Association of Attorneys General. The facts about weight loss products and programs. Critical Rev in Food Sci Nutr. 2001;41:87-89.
Vinson JA, Shuta DM. In vivo effectiveness of a starch absorption blocker in a double-blind placebocontrolled study with normal human subjects. Unpublished data, University of Scranton, September 6, 2001.
Vinson, JA, Shuta DM. In vivo effectiveness of a starch absorption blocker in a double-blind, placebocontrolled study with normal college-age subjects. Unpublished data. University of Scranton, November 20, 2001.
Vinson, JA. Dose-response pilot study of phase 2 efficacy as an inhibitor of glucose absorption with a full meal. Unpublished data supplied by manufacturer. May 13, 2002.
Udani J, Hardy M, Madsen DC. Use of Phase 2 Starch Neutralizer™-brand bean extract for weight loss: a randomized controlled trial: final study report. June 2003.
Vinson JA, Kharrat HA, Shuta D. Investigation of an amylase inhibitor on human glucose absorption after starch consumption. Unpublished data supplied by author. July 10, 2003.
Vinson JA, Shuta DM. In vivo effectiveness of a starch absorption blocker in a double-blind, placebocontrolled study with normal subjects. Unpublished data. University of Scranton. November, 20, 2001.
Layer P, Carlson GL, DiMagno EP. Partially purified white bean amylase inhibitor reduces starch digestion in vitro and inactivates intraduodenal amylase in humans. gastroenterology. 1985;88:1895-1902.
Layer P, Zinsmeister AR, DiMagno EP. Effects of decreasing intraluminal amylase activity on starch digestion and postprandial gastrointestinal function in humans. Gastroenterology. 1986;91:41-48.
Layer P, Rizza RA, Zinsmeister AR, Carlson GL, DiMagno EP. Effect of a purified amylase inhibitor on carbohydrate tolerance in normal subjects and patients with diabetes mellitus. Mayo Clin Proc. 1986;61:442-447.
Boivin M, Zinsmeister AR, Go VLW, DiMagno EP. Effect of a purified amylase inhibitor on carbohydrate metabolism after a mixed meal in healthy humans. Mayo Clin Proc. 1987;62:249-255.
Carlson GL, Li BU, Bass P, Olsen WA. A bean alpha-amylase inhibitor formulation (starch blocker) is ineffective in man. Science. 1983;219:393-395.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008


A importância da atividade física na gestação
Um dos temas mais discutidos em se tratando de atividade física e saúde, é a prática de exercícios durante a gestação. A mulher grávida necessita de cuidados especiais no transcorrer de sua gravidez e isto se aplica, também, aos exercícios físicos. Mas é seguro a prática de exercícios físicos justamente durante este período especial para a mulher?[Newton Santos]A resposta a esta pergunta vai depender de quanto tempo a mulher já vinha praticando suas atividades físicas regularmente antes da gravidez; desde que você já esteja acostumada com algum tipo de atividade física ou exercício, não há razão para suspendê-lo na gravidez. Contudo, certifique-se que seu estado de saúde esteja satisfatório a fim de que não traga riscos à sua saúde e, principalmente ao seu bebê.O maior problema, na realidade, ocorre quando gestantes que nunca fizeram qualquer tipo de atividade física resolvem fazê-lo justamente no período da gravidez. E os fatores de risco do exercício na gestação ocorrem, não pelo fato delas estarem grávidas, mas sim pelo fato de se iniciarem numa atividade física sem estarem aptas e acostumadas à prática regular de exercício.Numa gestação normal, o exercício é benéfico para a mãe, para o desenvolvimento fetal, e para o suprimento de leite na amamentação. Alguns médicos citam a ocorrência bem menor de complicações pós-parto nas mulheres que seguiram um programa regular de exercício durante a gestação. O trabalho de parto fica muito facilitado nas mulheres que sempre fizeram algum tipo regular de esporte ou exercício, principalmente da musculatura abdominal.Deve-se entender que a gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por esta razão, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes.A gestação não significa uma contra-indicação absoluta para exercícios físicos, desde que estes já estejam dentro de sua rotina de vida, porém deve-se ter o bom senso de praticá-los com moderação.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008



Atividades física para crianças

Vivemos num mundo conturbado e moderno, onde os jogos eletrônicos ocuparam o lugar das longas horas de conversa com nossos avós, que contavam suas histórias, das brincadeiras na rua, de roda, pega-pega, esconde-esconde, onde o correr, o brincar, o viver eram mais valorizados.

É necessário resgatar essa vivência, dando a oportunidade de nossas crianças praticarem atividades físicas prazerosas e de muito movimento. Na infância a criança precisa correr, saltar, andar, rolar, gritar, subir, lançar, etc. Desta maneira ela consegue extravasar suas angústias, torna-se mais feliz, comunicativa, disposta, sem falar no bem que está fazendo para a própria saúde evitando doenças como a obesidade, diabetes, osteoporose, dislipidemias, doenças pulmonares crônicas, asma, depressão, ansiedade, diminuindo o risco de aterosclerose e suas conseqüências como angina, infarto do miocárdio, doença vascular cerebral entre outras.

Pensando nisso é importantíssimo que haja incentivo para as crianças praticarem esporte, não de maneira obrigatória nem sequer em caráter competitivo, mas algo gostoso, com duração de 30 minutos em cinco dias semanais podendo chegar até ser praticado diariamente, sendo que o ideal é que se mantenha uma regularidade na vida da criança.

Entre os quatro e os seis anos, a criança deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa, como uma brincadeira.
Ela deve aprender a correr, pedalar ou praticar alguma atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior. Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades esportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se direcione para determinado esporte, de acordo com suas habilidades e preferências.
Natação: melhora a capacidade respiratória, o tônus muscular, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade e desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, percepções auditivas, visual e tátil, sociabilidade e confiança. Indicado a partir dos 6 meses de vida. Costumamos dizer que é um esporte completo pois aumenta a resistência do organismo ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e até problemas ortopédicos.Futebol: desenvolve senso de direção, coordenação motora, habilidades psicomotoras como a lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e confiança, entre outras. A idade exata para iniciar deve ser aquela na qual se tem a capacidade e amadurecimento para tal. Pode ser a partir dos 4 anos e nunca deve ser forçado. Normalmente quando a criança é do sexo masculino os pais dão como o primeiro brinquedo uma bola, esperançosos que seus filhos tornem-se craques, o que na grande maioria não acontece.Balé: atividade física que desenvolve lateralidade, noção de espaço, ritmo e tempo, coordenação motora, agilidade, elegância, leveza, flexibilidade, sociabilidade, tônus muscular, equilíbrio, força, entre outras. Inicia-se nesta modalidade esportiva geralmente por volta dos 2 a 3 anos de idade, o que encanta os adultos pela graciosidade dos movimentos dos pequeninos. Ginástica: melhora força muscular, tônus, equilíbrio, velocidade, habilidades psicomotoras como lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo, aumenta a resistência do organismo, desenvolve senso de direção e coordenação. Indicado a partir de 6 anos quando a criança já está com seu desenvolvimento corporal mais adiantado.Artes marciais – visam desenvolver na criança o caráter e a disciplina. Judô: tipo de arte marcial que desenvolve respeito pelo próximo, disciplina, equilíbrio, habilidade, velocidade, agilidade, lateralidade, noção de espaço e tempo, coordenação motora, ajudando crianças com dificuldades de ganho de massa muscular desenvolvendo a força e a mente. Indicado a partir de 4 anos.
Atletismo: modalidade que envolve vários movimentos como correr, saltar, lançar, entre outros. Para iniciar esta modalidade nas crianças devemos utilizar jogos de pegador para incentivar as corridas, para os saltos atividades recreativas capazes de projetar o corpo ora verticalmente ora horizontalmente, já para os arremessos e lançamentos pode-se utilizar jogos pré-desportivos que envolvam materiais com texturas e formas diferentes.Corrida: desenvolve agilidade, coordenação motora, velocidade, noção de tempo, ritmo e espaço, colaboração com os companheiros, sociabilidade, força, confiança. A iniciação não tem uma idade específica pois a criança já corre e pula desde pequena, mas o contato com um treinamento mais regrado normalmente ocorre já na vida escolar.O que é importante os pais saberem é que o esporte contribui para o processo de desenvolvimento se considerado como atividade recreativa e iniciados no tempo apropriado. Qualquer que seja o esporte a ser praticado, ele pode ser realizado por meninos e meninas. O preconceito com o sexo em determinados esportes está na cabeça dos pais e deve acabar, é importante deixar a criança escolher e ter liberdade de fazer o esporte que mais gosta e se sente bem.Atividade física acima de tudo é prazer e somente fazendo o que se gosta é que se consegue estímulo para continuar a sua prática.
Fontes Consultadas:Revista Educação Físicahttp://www.revistadeeducacaofisica.com.brRevista Brasileira de Saúde Materno Infantilwww.scielo.br

segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Musculação X Terceira Idade

Atualmente a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade. Sabe-se que o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteopenia e a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
A musculação tem por objetivo aumentar a massa muscular, a densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado a força, melhorando a condição funcional do aluno, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição e facilidade. Além disso, a incidência de lesões durante a aula é muito reduzida, em função da ausência de choques entre as pessoas, de movimentos violentos e mínimo risco de quedas. Cada aluno realiza os exercícios dentro da sua capacidade individual, respeitando os seus limites e aumentando gradativamente a carga utilizada. É importante saber que, sendo uma atividade realizada em grupo, ela auxilia os sintomas de depressão, ansiedade ou estresse emocional, que são comuns em indivíduos com idades acima dos 50 anos. Os benefícios são muitos, mesmo naqueles indivíduos que nunca tiveram a prática de atividades físicas ou nunca fizeram musculação. Aproveite que o verão está chegando e conheça a modalidade que é um verdadeiro sucesso de público e saúde!

domingo, 23 de novembro de 2008

POR QUE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?

Por que é necessário a atividade física?


Nesse artigo vamos explicar as razões da necessidade da prática de atividades físicas. Apesar de muitas pessoas terem a consciência que atividades físicas fazem bem ao corpo, a maioria não sabe ao certo as razões.
A maioria das pessoas procura na atividade física uma forma de ficarem mais bonitas, porém, além dessa vantagem, existem outros benefícios físicos reais. Portanto, para as pessoas que já praticam atividades físicas regularmente, considere a lista abaixo como um bônus ou incentivo a mais:
- fortalece os músculos, ossos, ligamentos, tendões
- melhora o sistema de imunização do corpo
- melhora a resistência e força, além de melhorar a auto-estima
- melhora a performance física
- melhora a tolerância à glicose
- melhora a circulação
- melhora a memória
- diminui o risco de doenças cardíacas
- diminui o risco de diabetes
- diminui o risco de câncer
- diminui a pressão sanguínea
- diminui o nível de colesterol
- diminui o risco de ataques cardíacos
- diminui o risco de osteosporose
- diminui o risco de artrite
- diminui a necessidade de medicação
- diminui o risco de contusões
- diminui o nível de gordura corporal
- ajuda a evitar problemas de sono
- reduz as chances de complicações pós-operatórias
- reduz a freqüência de doenças
- previne o mal de Alzheimer
- aumenta o metabolismo
- atenua os sintomas da menopausa
- gravidez mais saudável
- diminuem as chances de problemas no parto
- reduz os problemas de ovulação nas mulheres
Perda de peso moderado - de gordura e não músculos - e um estilo de vida saudável e ativo, diminui os riscos à saúde e problemas médicos em 90% das pessoas acima do peso. Além dos benefícios listados acima, pessoas em forma têm 8 vezes menos chances de desenvolver câncer, e 53% menos chances de serem vítimas de outras doenças. Pessoas em forma também têm 8 vezes menos chances de morrer de ataque cardíaco.
Na próxima vez que sentirmos tentados a apenas nos sentar e assistir televisão, vamos lembrar que existem muitas razões de deixar o controle remoto de lado e ao invés disso, praticarmos alguma atividade física!


ABRAÇOS,

PROF. FERNANDO PONTES

Anabolizantes e treinamento físico intenso podem matar




Pesquisa da Unicamp mostra que o consumo de esteróides anabolizantes associado à realização de exercícios físicos intensos resulta em deficiências do bombeamento cardíaco, aumento do colesterol ruim e alterações de comportamento.


Uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp) divulgada nesta semana mostra que os efeitos maléficos da alta dosagem do anabolizante mais usado no Brasil e no mundo são piores do que se sabia. O estudo, feito com incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), comprova que o uso de decanoato de nandrolona (cujo nome comercial é Deca-durabolin) combinado com exercícios intensos compromete a função dilatadora dos vasos sanguíneos e pode causar o aumento do coração e até a morte.
“Nossa pesquisa mostra que uma parcela do problema se deve ao anabolizante e , outra, ao treinamento intenso de força . Os dois fatores juntos amplificam os efeitos”, explica Fernanda Klein Marcondes, professora de Fisiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp e coordenadora do estudo.
A pesquisa foi realizada em ratos, que foram divididos em quatro grupos. O primeiro fez treinamento de força, mas não ingeriu anabolizante. O segundo recebeu a substância, mas não efetuou exercícios físicos. O terceiro usou o anabolizante e fez treinamento físico e o quarto, o grupo controle, manteve-se sedentário e não recebeu o anabolizante. As cobaias forçadas a se exercitar foram colocadas em um tanque com um colete que pesava entre 50% e 70% do seu peso. Para respirar, eles precisavam nadar até a superfície. O procedimento era repetido quatro vezes ao dia.
No final do estudo, que durou seis anos, observou-se que todos os ratos – com exceção dos que ficaram no quarto grupo, o de controle – tiveram um aumento da parede do coração, tornando seu diâmetro interno menor. O efeito da atividade física intensa, que já era conhecido pela comunidade científica, não é prejudicial. No entanto, quando os exercícios vinham acompanhados do anabolizante, o músculo cardíaco aumentava de volume e gerava deficiência no bombeamento cardíaco. No Brasil, o uso de anabolizantes ocorre principalmente entre os jovens de 18 a 34 anos de idade. A possibilidade de comprá-lo em farmácias sem a necessidade de receitas médicas é um dos fatores para a sua disseminação.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES


Muito utilizados atualmente, os suplementos alimentares podem trazer grandes benefícios, porém se utilizados sem limites e sem a orientação de um especialista, o suplemento alimentar pode prejudicar sua saúde.

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA A SAÚDE


Chá Verde


O chá verde é feito a partir das folhas de Camellia sinensis, as mesmas folhas de que é feito o chá preto, a única diferença é que o chá verde utiliza folhas menos oxidadas. O verdadeiro significado do termo chá é a bebida feita pela infusão de folhas de Camellia sinensis, e somente dessas folhas, apesar do termo hoje em dia, ser utilizado para descrever qualquer infusão de folhas e frutas.

Benefícios do chá verde para a saúde


Inúmeros estudos sobre os benefícios do chá verde indicam que ele auxilia na prevenção de algumas doenças como o câncer. Também foi apontado que o consumo de chá verde aumenta a proporção do bom colesterol(HDL) em relação ao mau colesterol(LDL).
Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA publicaram um estudo mostrando que pessoas que consomem chá verde queimam mais calorias do que outras pessoas, devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.
Outros estudos mostram que o consumo de extrato de chá verde podem melhorar a performance e resistência das pessoas que praticam esportes regularmente.

ABRAÇOS,
Prof. Fernando Pontes